Bom, se você está lendo este texto é porque já tem uma noção de como o mercado de impressão em grandes formatos está crescendo nos dias atuais.
O que torna essa opção de negócio muito rentável, especialmente para quem tem empresas menores no segmento de impressão e está analisando as possibilidades de expansão.
É por isso que vamos falar hoje neste texto sobre alguns detalhes que vão fazer a diferença no seu serviço e ser um diferencial na sua empresa frente aos seus concorrentes do mercado de impressão digital.
Veja a seguir!
O MERCADO DE IMPRESSÃO DIGITAL NOS DIAS ATUAIS
Primeiramente, é preciso entender que o digital como um todo já está enraizado no mercado de impressões e isso se deve a todas as possibilidades e vantagens que se pode extrair das ferramentas disponíveis no mercado.
No contexto dos serviços de impressão digital as opções vão desde programas de edição até o maquinário, softwares e outros produtos específicos.
Segundo dados da FESPA BRASIL, o setor de impressão digital terá uma taxa de crescimento anual de 3,7% até o ano 2028, com foco para as tintas à base de solvente e os produtos com cura UV, este último com uma estimativa de crescimento de 4,9%.
Mas você pode se perguntar, por que esse mercado tem crescido tanto?
Bem, a resposta é simples, as empresas têm investido cada vez mais em divulgação de qualidade, em formas diferenciadas de chamar a atenção, de mostrar os seus produtos e serviços.
E a impressão em grandes formatos tem como foco exatamente esse tipo de público, a partir da produção de banners, placas, fachadas e outros materiais.
Assim, resta dizer que esse é o momento ideal para investir e expandir a empresa de impressão digital, apostando na impressão de grandes formatos.
O QUE É A IMPRESSÃO EM GRANDES FORMATOS
Como citado anteriormente, a impressão em grandes formatos tem como foco a confecção de materiais para comunicação visual, tendo como diferencial a alta qualidade.
Entre os tipos de produtos que podem ser oferecidos neste serviço estão:
· Sinalização;
· Banners;
· Outdoors;
· Envelopamento de frotas;
· Sinalização de ponto de vendas (PDV);
· Display;
· Papel de parede, e outros.
Em meio a tantas opções, a impressão em grandes formatos é um tipo de serviço que atende pequenas, médias e grandes empresas e tem um espaço reservado no mercado de divulgação e propaganda.
Se você ainda tem dúvidas, observe as ruas do seu bairro, da sua cidade, em algum lugar existe uma placa ou um outdoor chamando a atenção.
Agora, para entrar de cabeça nesse segmento, e abraçar a parcela de mercado que lhe cabe, é importante investir em conhecimento e tecnologias para apresentar novas soluções em impressão digital aos seus clientes.
E o primeiro passo é entender o tipo de material necessário para trabalhar com impressão digital e como isso vai impactar a qualidade fotográfica e as cores do produto final.
IMPRESSORAS, TINTAS E OUTROS PRODUTOS: COMO ESCOLHER?
Não é qualquer impressora ou qualquer tinta que irá atender a necessidade de uma impressão em grande formato.
No mercado existem impressoras digitais, tintas especiais, material de impressão próprio, e tudo isso irá interferir positiva ou negativamente o resultado do projeto do seu cliente.
Pesquise muito bem antes de adquirir esse material e tenha certeza de que conhece os processos passo a passo.
O indicado é que você tenha um fornecedor de qualidade, que disponibilize suporte e assistência quando necessário.
Impressoras
Entre as impressoras disponíveis para esse tipo de impressão está a impressora plotter, que é um maquinário desenvolvido para atender a impressões de grandes dimensões.
A diferença entre este modelo e as impressoras usuais está na qualidade, porque possibilita uma impressão com alta variedade de cores.
A plotter é uma impressora a jato de tinta, e aqui você terá a opção entre a impressora a jato de tinta a base de tinta solvente e a impressora que utiliza a tinta UV.
Entre os modelos disponíveis no mercado, indicamos as impressoras Mimaki, excelentes em produtividade e acabamento.
Tintas solventes e UV
Em relação às tintas citadas, a diferença entre elas está principalmente no tipo de aplicação e finalização.
As tintas UV são mais indicadas para superfícies mais finas, enquanto as solventes trabalham muito bem em metal, plástico, papel, e outras superfícies mais densas.
Em relação a secagem, as tintas à base de vinílica ou sintética, a exemplo das tintas solventes possuem uma secagem mais demorada quando comparadas as tintas UV, a secagem do solvente é por evaporação, enquanto a Tinta UV possui uma secagem instantânea.
Por fim, em comparação, as tintas UV oferecem uma impressão com um alto ganho em resolução, ainda que as impressões com a tinta solvente sejam altamente recomendadas, a UV oferece uma ótima resolução na imagem, com maior brilho e aderência, especialmente em materiais como plástico, acrílico, borracha e papel.
Resolução
Outro ponto a ser observado é a qualidade da resolução no momento de manipular as imagens, ou seja, as dimensões da imagem precisam ser ideias para uma impressão.
O ideal é utilizar imagens vectoriais com uma quantidade maior de pixels, assim, você garante uma impressão com altas dimensões e excelente qualidade, com nitidez de cores e imagem.
Agora chegou a hora de tirar a sua ideia do papel e investir na sua empresa de impressões em grande formato.
Contudo, observando os pontos anteriores, investindo em produtos de qualidade, com foco no melhor serviço de impressão para o seu cliente, você já estará à frente de grande parte do mercado.
E para isso você pode contar com o apoio da Avante Printer, clique AQUI e conheça nossa linha de produtos e serviços, ou entre em contato com nossos canais de atendimento!