Dia das Crianças: 7 dicas em comunicação visual 

 

O Dia das Crianças está chegando e o mercado de comunicação visual infantil está a todo o vapor, impulsionado pela demanda por produtos e serviços que atendem às necessidades (e também aos caprichos) dos pequenos.

Por isso, pensando neste mercado que engloba desde brinquedos até livros e jogos, desenvolvemos 7 dicas de comunicação visual para o Dia das Crianças. Gostou do tema? Então, continue a leitura e confira!

A comunicação visual no Dia das Crianças 

As crianças esperam esse dia o ano todo. Por isso, a comunicação visual nessa data deve ser ainda mais colorida, alegre e cativante, atraindo a atenção não apenas dos pequenos mas também dos adultos, afinal são eles que compram! 

Vamos conhecer algumas dicas que vão fazer a diferença na hora de criar uma comunicação visual eficaz para esse público tão especial:

1. Use cores vibrantes

Quando pensamos no Dia das Crianças, pensamos em alegria e entretenimento. Por isso, é fundamental usar cores vibrantes, como vermelho, amarelo, cor-de-rosa, azul e verde, que estão associadas à infância e à diversão. Evite cores escuras e sóbrias que nada tem a ver com os pequenos.

2. Inclua personagens infantis

As crianças são bastante sensíveis aos personagens infantis. Por esta razão, ao incluir os desenhos animados populares, super-heróis ou personagens infantis na comunicação visual de eventos e lojas, a empresa cria identificação entre a criança e o cenário.

3. Adote ilustrações lúdicas

Apesar do fascínio que o mundo digital exerce sobre os pequenos, as ilustrações lúdicas ainda fazem muito sucesso entre as crianças. 

Se você estiver organizando um evento ou promoção presencial, utilize balões, brinquedos, pipas, balanços, banners e decorações temáticas para criar um ambiente festivo. Essas ilustrações certamente vão atrair crianças e adultos. 

Além disso, os brinquedos educativos e lúdicos, como quebra-cabeças, jogos de construção, bonecos, carrinhos e outros brinquedos que estimulam o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças continuam sendo excelentes opções de presente. 

4. Utilize uma tipografia divertida

Livros infantis ilustrados são essenciais para a comunicação visual voltada para crianças. Essas publicações ajudam as crianças a desenvolver habilidades de leitura e a promover a imaginação. Além disso, são uma plataforma importante para mensagens educacionais e de entretenimento.

A tipografia faz toda a diferença para os pequenos que já são leitores. Letras grandes, com formato arredondado e divertido, ajudam as crianças a identificar as sílabas e formar as palavras com mais facilidade, tornando o texto mais divertido. 

5. Use imagens de crianças felizes

O sorriso traz benefícios físicos, emocionais e cognitivos para as crianças. Imagens de crianças felizes e sorridentes passam a mensagem de um ambiente feliz e seguro. 

Entretanto, é fundamental que a comunicação visual infantil seja inclusiva e representativa. As crianças devem ser expostas a imagens que refletem a diversidade étnica, cultural, de gênero e de habilidades.

Essa forma de comunicação visual promove a empatia, o conhecimento acessível e a compreensão mútua desde os primeiros anos.

6. Crie um design responsivo

Certifique-se de que o design que sua empresa está criando para mídias digitais seja responsivo e adequado para diferentes dispositivos, como smartphones e tablets.

Além disso, atualize as imagens de capa e perfis nas redes sociais, bem como a página inicial do seu site, com elementos relacionados ao Dia das Crianças.

Outra opção é criar vídeos animados ou conteúdo de vídeo que contem uma história ou apresentem produtos de forma divertida.

7. Coloque as promoções especiais em destaque

Essa é para chamar a atenção dos adultos. Destaque promoções especiais, descontos, ofertas e brindes que sua empresa está oferecendo para o Dia das Crianças.

Se sua empresa ou seu cliente pertence a uma área especificamente infantil, como uma loja de brinquedos, incorpore os temas promocionais à comunicação visual.

Promova atividades criativas para as crianças, como concursos de desenho, pintura ou outras atividades artísticas. Use elementos visuais que sugiram criatividade e diversão.

A Avante Printer: produtos para a comunicação visual infantil 

Embora a comunicação visual para o Dia das Crianças seja voltada para o público infantil, ela também deve atrair a atenção dos pais e responsáveis, pois são eles que tomarão as decisões de compra. 

Como vimos, a comunicação visual para o Dia das Crianças deve ser otimista e lúdica, com mensagens simples, claras e positivas, celebrando a alegria dessa fase tão especial da vida.

 

A Avante Printer tem uma solução completa e personalizada para atender sua demanda de impressão de forma eficiente e com o menor custo do mercado. Conte com a nossa experiência de mais de 30 anos. Entre em contato e faça um orçamento grátis!